terça-feira, 8 de outubro de 2013

Brasília é palco de “O Encontro”, primeiro evento especializado em Graffiti de Brasília

O projeto denominado “O Encontro” é uma proposta artística e social, cuja essência é a arte urbana do Movimento Graffiti, esta iniciativa faz parte das comemorações do ano da França no Brasil com o intercâmbio de artistas franceses e brasileiros, iniciado no Ano Brasil na França, em 2005.

O Encontro ocorrerá até o dia 19 de julho, época que se encerra a visitação da Exposição nas Galerias Parangolé e Rubem Valentim no Espaço 508 Sul a abertura programada para o dia 19 de Junho, ás 19h00 e promete Coquetel, lançamento de catalogo e DJs badalados da cena Black Music.

O projeto reúne mais de 16 grafiteiros entre eles os franceses Kendo, Crewer, Trakt, Jone, Seth e Demen, os paulistas: Shock, Binho (idealizador da Revista Grafite única revista especializada no Brasil) além dos artistas, Bonga e os mineiros: Hyper e Dalata, representando o Distrito Federal: Mello, Onio, Guga, Ramon Martins (famoso grafiteiro brasileiro no mercado de arte contemporânea internacional), Soneka e Snupi da DF Zulu Breakers.

O Movimento Graffiti se constitui hoje em uma das manifestações artísticas culturais mais expressivas, o Graffiti desceu dos muros e foi parar nas galerias de arte e lojas das maiores cidades do mundo: Nova York, Paris, São Paulo, Hamburgo, Berlim, Barcelona, Tóquio.

Na direção artística do Encontro o francês Kendo, integrante do coletivo Pfresh um dos mais importantes grupos de grafiteiros da França é quem coordena seus convidados e na produção local Jenny Choe, responsável pelo Mutirão Cultural, que tem a frente projetos importante na área de Hip-Hop e Graffiti, como a Parabólica – Encontro de Arte Urbana do DF.

Desde maio os artistas de rua percorrem as cidades do DF e já passaram por Taguatinga, Ceilandia, Gama e pela UnB ministrando oficinas, coordenando debates e fazendo vários graffitis nestas localidades.

O espaço escolhido para as oficinas no Plano Piloto foi o Espaço Cultural Renato Russo - 508 Sul, um dos pontos culturais mais populares de Brasília e famoso como ponto de encontro de grafiteiros.

Serão 5 oficinas de 15 a 19 de Junho das 14h às 18h e com acesso gratuito. As inscrições poderão ser efetuadas por e-mail ou no local nos dias das oficinas dependendo da quantidade de vagas disponíveis.

Todo o trabalho realizado desde maio resultará em duas grandes exposições, a primeira nas duas galerias do Centro Cultural com Telas e Instalações produzidas pelos artistas do projeto e a segunda nas paredes externas do local, uma homenagem dos artistas a cidade de Brasília criando e colorindo de forma coletiva os muros externos de todo o Centro Cultural. Além desses trabalhos o publico pode conferir também um catálogo com o registro das produções dos grafiteiros lançado, no mesmo dia da abertura da exposição e um coquetel nas instalações do Espaço Cultural Renato Russo, na 508 Sul.


Exposição 
Coquetel de lançamento das Exposições e Catalogo com registros da produção.
No som
DJ A (GOG)
Gangster (Frenética)
Bola (Batidão Sonoro) 
Batmam
Manu RG (Move)

Apresentação de Break
BSB Girls

Oficinas de Graffiti
Inscrições gratuitas:: até 15 de Junho
Pelo e-mail:: oecontro2009@gmail.com
As oficinas ocorrerão de 15 a 19 de Junho 
Horário 14h às 18h
Informações
(61)3338-7112 - 8101-5549
http://projetoencontro.blogspot.com

Nenhum comentário: