terça-feira, 29 de julho de 2014

 | CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Exposição reflete sobre política e corrupção

Obras de Fábio Cezarino e Johab Silva inauguram nova galeria de arte na cidade

A sutileza das artimanhas políticas e as práticas corruptas serviram como inspiração para a criação dos artistas Fábio Cezarino, de Sorocaba, e Johab Silva, paulistano radicado nos Estados Unidos. Os dois, cujas influências partem do grafite, assinam a exposição Românticos corruptos, que abre hoje em Sorocaba, às 19h, e marca o lançamento da galeria Entre Street Art Gallery, que acolherá a exposição até o dia 25 de agosto, com entrada gratuita. 

O espaço, um anexo da loja Walls Graffiti Shop, é voltado exclusivamente para a street art produzida na região e tem como intuito fomentar a produção e ceder espaço para esses artistas. "A ideia é abrir possibilidades a quem faz grafite, então a galeria é focada no grafite e suas vertentes. Demos o nome de Entre, que significa tanto entre as ruas e esses espaços internos que são galerias, mas também um convite a entrar", explicou o proprietário, Fábio Tocuzato. Neste primeiro momento, as obras que participam da mostra não serão comercializadas. 

De acordo com Tocuzato, há cerca de 10 anos esse tipo de arte ainda era marginalizada. E foram as exposições de artistas ao redor do mundo e o olhar diferenciado de instituições importantes como a Tate Modern, no Reino Unido, as responsáveis pela valorização da arte produzida nas ruas. "Mas se não abrirmos galerias e espaços que deem oportunidades para esses artistas, a cena não consegue evoluir." 

Para a inauguração, Fábio convidou esses dois artistas que são escritores de grafite, mas apresentarão outras vertentes do seu trabalho. O sorocabano Fábio Cezarino participa com 25 fotos que retratam a cidade, enquanto Johab Silva vem com 12 obras entre telas e instalações. "Em memória aos que nos arrebatam todos os dias, aos que tomam tudo o que temos, e também o nosso "coração", nós devolvemos de uma maneira romântica e amável a nossa declaração de amor, usando nossa forma de expressão através de cores e formas. Nós decidimos eternizá-los no hall da fama da corrupção", defendem os artistas em material enviado à imprensa. 

Arte política 

Os artistas já se conhecem virtualmente há tempos, mas se conheceram pessoalmente ontem. E foi por conta desse contato estabelecido via internet, que estreitaram os laços e começaram a esboçar essa exposição, para criticar com arte questões recorrentes nas administrações públicas. "Toda a sutileza que os políticos corruptos têm perante o povo, mostramos de uma forma sutil", declara Cezarino. Há mais de dez anos fotografando prioritariamente o Centro de Sorocaba, ele selecionou imagens que mostram o descaso público. "Busquei locais diferentes dos cartões postais e endereços clássicos. Cenas que não são vistas pelos olhos comuns, lugares inacessíveis, abandonados. Cenas de pobreza, usuários de crack, cortiços, escolas abandonadas, que refletem o impacto dos corruptos na sociedade", defende o sorocabano. 

Já o trabalho de Johab, que há três anos não vinha ao Brasil, não têm como mote um endereço específico, mas também foca essa problemática. "Mesmo morando nos Estados Unidos, o trabalho reflete um pouco da política do Brasil sim", justifica, reforçando que descaso e corrupção existem em diferentes locais do mundo. 

Com a exposição, Johab, que faz mestrado em artes na The George Washington University, realiza um desejo antigo, que era criar e mostrar ao público obras relacionadas à política. "Partindo da ideia de que se trata (política), de um relacionamento romântico, pois quando a pessoa gosta é fácil de manipulá-la", explica sobre o nome que batiza a exposição. 

As obras do paulistano foram produzidas a partir de técnicas mistas, em que ele utilizou couro, papel, plástico, madeira, entre outros elementos. 

Serviço 

A exposição abre hoje, às 19h, e poderá ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 9h às 16h. A entrada é gratuita e a galeria fica na avenida Doutor Afonso Vergueiro, 1.563.

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/560569/exposicao-reflete-sobre-politica-e-corrupcao

Nenhum comentário: