quarta-feira, 3 de outubro de 2012


ARTISTA CRIA COLETIVO DE GRAFFITI COM IDOSOS
V.Jalava é uma grafiteira e educadora finlandesa de 37 anos, que faz intervenções urbanas em prol da comunidade e meio ambiente. Um dos seus projetos é um coletivo composto só por idosos acima de 65 anos chamado K65. Todos aprenderam com ela sobre técnicas de pintura em spray, estêncil e todo o conceito por trás do grafite, e sim, eles realizam intervenções pelas ruas de Helsinque!
A ideia surgiu de uma reflexão sobre o cenário artístico atual, com oportunidades limitadas somente aos jovens, e em defesa da tese de que todos deveriam ter acesso as mesmas oportunidades pensou: “por que não oferecer aos idosos também?”V.Jalava acredita que os idosos não são preconceituosos nem chatos, mas abertos a novos conhecimentos e através desse projeto a artista consegue promover uma interlocução entre as gerações, definindo ações que exigem que idosos e jovens interessados em grafite trabalhem juntos.
A incitava rendeu ao K65 duas interessantes intervenções: uma no Pori Art Museum onde um grupo de senhoras grafitaram, na parte externa do museu, uma cabine de distribuição elétrica, e a criação de um painel no centro de Helsinque como parte do programa “Capital Mundial do Design Helsinque 2012”, um projeto que durante esse ano irá explorar maneiras de melhorar a capital da Finlândia por meio do design.




Nenhum comentário: