segunda-feira, 17 de setembro de 2012



Writers Delight 2012
Writers Delight 2012

11/09/2012, 16:30

Lisboa vai receber pela segunda vez o encontro internacional de Graffiti “Writers’ Delight”. Nos próximos dias 21, 22 e 23 de Setembro, quatro locais diferentes vão acolher mais de 20 writers (nacionais e internacionais) num intercâmbio de pintura, música e muito convívio. O propósito, mais uma vez, é o aniversário da Dedicated Lisboa, há três anos sob o comando de Ivan Roca, com múltiplas iniciativas para a comunidade.
H2T – Primeiro pedia-te uma retrospetiva sobre o Writers’ Delight 2011.
Ivan - O Delight 2011 nasceu de uma brincadeira de 2º aniversário da loja em Lisboa. Na altura o presidente da Junta de Freguesia de São José ofereceu as paredes interiores do Parque Mayer e eu pensei em fazer lá um pequeno encontro de amigos e clientes mais assíduos. No entanto um amigo foi chamando outro amigo e no espaço de duas semanas já tinha uma lista de trinta pessoas para pintar e foi necessário desenvolver algo maior para respeitar essa gente toda que veio de fora de Portugal. Foi um sucesso, eu próprio não estava à espera porque foi uma jam muito pessoal, muito sentida, com muita adesão de público. Conseguimos bons apoios na altura também com a Montana Colors, a Redbull, a Tagus, a Posca e proporcionou-se um fim-de-semana engraçado, foi muito bom. Deu-me força para organizar novamente ajam este ano.

H2T – Este ano já não é no Parque Mayer, porquê?
Ivan - Uma das razões é porque estão a fazer grandes obras no Teatro Raul Solnado, mesmo no centro do Parque Mayer, o que nos limitava em termos de espaço para colocar as tendas e a música. Por outro lado também acaba por dar mais respeito e deixar prevalecer a memória do primeiro evento Delight por mais uns tempos, é uma história que fica escrita.

H2T - Fala-nos dos locais onde se vai realizar o Writers Delight 2012?
Ivan – Este ano optei por um conceito diferente. Abranger uma área geográfica maior em Lisboa, distribuída por 4 locais diferentes. O primeiro local corresponde ao primeiro Hall of Fame da Dedicated – o Calligraphy Hall of Fame -  nas escadinhas do Lavra, ao pé do elevador do Lavra. Foi inaugurado há dois anos na altura do nosso primeiro aniversário, está inserido na Junta de Freguesia de São José, da qual temos recebido grande apoio por parte do presidente Vasco Morgado, que tem cooperado no desenvolvimento destas iniciativas. Este é o meu local preferido porque foi aqui que tudo começou, foi a primeira das oito paredes que temos actualmente legalizadas na baixa de Lisboa e é um local que tem mesmo aquele toque lisboeta, desde as escadinhas aos banquinhos, à própria inclinação e à forma especial das paredes… Quem vai pintar neste sítio são os writers que nunca cá pintaram. É este o local escolhido para abrir o Writers’ Delight 2012, na sexta-feira dia 21 de Setembro, das onze da manhã até às oito da noite.

H2T – Quanto a sábado e domingo?
Ivan - No sábado, dia 22 de Setembro, novamente das 11h às 20h, vamos fazer as pinturas em Alcântara, num novo fame que foi inaugurado pela Câmara Municipal de Lisboa e o writer Pariz no evento que teve o nome de “Boogie Down Lisbon”. Por ser a maior parede vai ser o dia principal de pintura. À noite, às 23h, seguimos para o Club Faktory, no LX Factory, que fica ali bem perto, mesmo em frente, para uma noite de concertos dos lendários Micro, Mundo ComplexoXeg e ainda o DJ Núcleo acompanhado pelos Natural Skills Crew de B-Boys. A parede do club vai ser pintada em simultâneo por 4 dos writers convidados. Essa parede interior já foi pintada durante este ano nas Writers’ Delight Nights, mas agora vai ser renovada de uma ponta a outra. Portanto o sábado vai ser um dia mesmo em cheio, com mais de 12 horas de pintura, música e breakdance.

O domingo é um dia especial, porque o meu irmão, o D-Mars, também conhecido por Rocky Marsiano na vertente instrumental, vai actuar nesse dia no Outjazz, o festival organizado pela NCS nos jardins de Lisboa. Teremos duas telas enormes mesmo ao lado do palco de Rocky Marsiano, onde irão pintar novamente quatro dos writers nacionais e internacionais convidados. Será um dia mais calmo, para estar em família e fazer um balanço de sexta e sábado.

H2T – Queres deixar algumas referências de localização?
Ivan - Sexta feira, dia 21, para chegar ao Calligraphy Hall Of Fame da Dedicated, nas escadinhas do Lavra ao cimo do Elevador do Lavra (não confundir com o elevador da Glória!) é muito simples… basta subir a Avenida da Liberdade pelo lado direito, logo a seguir ao Hard Rock Café viram na primeira à direita, sobem o elevador a pé e a meio da calçada, do lado esquerdo, estão as escadinhas do Lavra.

No sábado, dia 22 as pinturas vão ser em Alcântara-Mar, na continuação da Av. de Ceuta, quase a chegar à Av. 24 de Julho, mesmo na antiga estação de Alcântara-Mar, onde havia uma passagem de nível.

No domingo, dia 23, o Outjazz Festival vai ser no jardim da Tapada das Necessidades, que fica mesmo por trás do Palácio das Necessidades. É também perto de Alcântara… se estiverem entre Santos e Alcântara e perguntarem onde é a Tapada das Necessidades, certamente vos vão saber indicar.

H2T – Como foi feita a selecção dos writers convidados?
Ivan - O convite aos writers passa muito por serem amigos de outros amigos que já cá estiveram no ano passado, como é o caso do Esko e do Nask, da Bélgica e do Luxemburgo, eles é que me deram contactos de franceses e canadiano que vêm este ano. O Babak, da Dedicated Colónia, deu-me o contacto do Semor, que vem da Alemanha, e é mais ou menos assim que funciona… Uma vez que não temos apoios monetários nenhuns para este evento, são eles próprios que pagam do bolso deles para vir cá pintar e isso é muito gratificante para mim e para a jam também, como é óbvio.

Em relação aos portugueses fizemos novamente questão de convidar amigos do Porto, neste caso o Blast e o Walk vão este ano representar a Invicta. Não só pelo facto de termos lá uma loja mas também para abranger um pouco mais do país. O Travis é o writer que vai representar o Algarve… portanto temos assim Lisboa, Porto e Algarve incluídos na jam.

H2T - Vai haver estreias em Portugal?
Ivan - Sim, embora Lisboa seja uma cidade muito apetecível para os writers, este ano vamos ter algumas estreias, como é o caso do Narc (do Canadá), do Chas (Holanda) que é um dos fundadores dos Love Letters, o Semor (da Alemanha), o Maestro (de Lyon, França) e o Gens (de Orleães, França). Grandes writers pela primeira vez em Portugal.

H2T - Quem faz parte da organização e quem vai ajudar este ano?
Ivan - O organizador sou eu mas não faço tudo sozinho como é óbvio, tenho outras pessoas que me ajudam, como é o caso do Kurtz, Felt, Parks Adilson (Don’t Panic) e Pariz, além de YouthOne e da Rafi (Dedicated Porto) e o Babak da Alemanha (Dedicated Colónia). De resto, em termos de matérias, os únicos apoios são da Ironlak (latas) e Dyrup (tinta de rolo). E contamos com alguns parceiros como é o caso do H2T para nos ajudarem na divulgação que permita ao público interessado estar presente nos três dias do Writers’ Delight 2012.

H2T - Esta jam surge novamente com o propósito de comemorar aniversário?
Ivan – Sim, à semelhança da inauguração do Calligraphy Wall of Fame há dois anos e da realização do Writers’ Delight no ano passado. Foi esta a maneira que escolhemos para celebrar o nosso 3º aniversário. Durante este último ano muita coisa mudou, fechámos a loja física em Lisboa e passámos para virtual, mas ao mesmo tempo abrimos a loja física no Porto e outra online na Croácia, no meu país de origem. Em Lisboa, além da loja online, continuamos ativos na comunidade. Nomeadamente com o blog de graffiti mais lido do país, as nossas paredes na baixa continuam a ser pintadas com regularidade, e durante o ano fizemos várias noites de Delight. Vamos continuar, não paramos por aqui, temos boas surpresas projetadas já para o Outono.

H2T - O Writers’ Delight é exclusivo em Portugal ou já teve outras versões?
Ivan - O Writers’ Delight surgiu o ano passado, por altura do aniversário, mas durante este ano cresceu para outros patamares, desde as noites de Delight no LX Factory até mesmo à realização do Delight na Croácia, em Março. Apesar de eu viver aqui organizei-o à distância, com um esquema diferente: escolhi as quatro cidades principais da Croácia e em cada uma escolhi dois writers para pintar em equipa. E essas quatro equipas, no mesmo fim-de-semana, pintaram quatro peças (que chamamos de burners) mesmo bombásticas, que depois rolaram também na internet. Foi bem sucedido e vai acontecer mais, vamos avançar para outros países com esse mesmo conceito.

H2T – Para finalizar sugiro que deixes um convite para a jam deste ano…
Ivan - Estão todos convidados para 21, 22 e 23 de Setembro, todos os dias das 11h às 20h e sábado à noite no Club Faktory, das 23h até às 4h da manhã. É uma oportunidade única, não existem encontros com esta dimensão em Portugal, temos muita gente de qualidade nacional e internacional a passar 3 dias de pura união, puro amor e pinturas de qualidade, imperdível. Não se trata de fazer dinheiro, não se trata apenas de trazer os grandes nomes, mas sim de passar três dias em paz, amor e muito boa pintura. “Graffiti is all about style”. One Love!
Fotografia: Dedicated Lisboa
Agradecimento: Ismael Ramos
TEXTO: 
Sofia Meireles 
H2T - WWW.H2TUGA.NET

Nenhum comentário: