A arte à solta na Escola Superior de Educação de Santarém

Alunos finalistas do curso de artes plásticas e multimédia da Escola Superior de Educação transformaram uma vulgar garagem numa obra de arte em graffiti.
A velha garagem – antes com um aspecto cinzento, degradado, e agora a marcar com uma nota de beleza e criatividade a paisagem urbana do complexo Andaluz, - já funciona há 4 anos como atelier de escultura das aulas do professor Jean Campiche, actual director da Escola Superior de Educação.
“Este grupo de alunos que terminaram este ano o curso de Artes Plásticas e Multimédia são jovens muito talentosos que aceitaram o meu desafio para deixarem a sua marca na Escola”, afirma o professor Jean Campiche. “Eles conceberam o projecto, que envolveu várias disciplinas, da pintura à escultura, multimédia, fotografia, e vieram executá-lo já em período de férias, durante o mês de Agosto”, conta o director da Escola, visivelmente orgulhoso do trabalho dos seus discípulos Inês Eusébio, Patrícia Sousa, Tiago Barreiro e Jaime Matias.
“Fica bem à vista de todos que somos também uma Escola de Arte e já não apenas uma Escola de Educação”, sublinha o professor.
“Este trabalho nem contou para a nota final do curso, mas é importante para o portfólio do nosso trabalho como artistas”, disse Tiago Barreiro. O jovem lisboeta que escolheu Santarém para estudar e trabalhar sublinha “o grande apoio e estímulo do professor Jean Campiche que nos permitiu dar este salto no nosso trabalho já como artistas, arriscando tudo e chegando já ao ponto de não retorno”.
“Estamos a construir cultura e a deixar uma marca na Escola”, afirma Tiago Barreiro, autor de várias pinturas murais e grafittis que embelezam as paredes da Escola. “Quando chegámos não havia nada que assinalasse a existência de uma Escola de Arte”, afirma João Maurício, jovem de Riachos que construiu duas esculturas em metal que embelezam o espaço exterior da ESES.
Na visita aos vários trabalhos que pontuam o espaço exterior do Complexo Andaluz e acabam por descobrir que uma outra obra acabou de ser destruída. A belíssima pintura mural que executaram na sala da Associação de Estudantes da Escola Superior de Gestão foi eliminada, sem explicação. “Convidaram-nos para fazer este trabalho e agora descobrimos com grande tristeza que o apagaram”, desabafa Tiago Barreiro. Da pintura mural restam apenas fotos e o vídeo domaking of que pode ser visto no youtube aqui vídeo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário