sexta-feira, 8 de julho de 2011


Conhecido pelo seu talento, Marcos, ou Wark da Rocinha, é estudante da Escolas de Artistas do Parque Laje (EAV). Nascido na comunidade da Rocinha, desenvolve seus trabalhos há 10 anos com crianças e jovens carentes ensinando a arte e a prática do graffiti. Em 1985, esse carioca de tradição nordestina trouxe a arte em seu sangue e a vontade de divulgá-la; de família humilde, não tinha condições de ter brinquedos, e só restava papel e lápis, onde desenhava seus desejos e sonhos, suas ações e seus personagens que surgiam de sua imaginação .
Na adolescência, conheceu o grafite e se apaixonou, e desta forma foi traçando metas para um futuro. Em 2000 começa suas primeiras marcas, já trazendo a criação do Bolinha Palhaço, que foi sendo difundido em um estilo próprio de ilustração e grafite, que podem ser encontrados pelos muros da cidade do Rio de Janeiro, despertando um novo público. No ano de 2001, a convite do Centro Profissionalizante da Rocinha, formou sua primeira turma de grafite, sendo instrutor no mesmo durante 2 anos. Ali, se destacou e foi convidado pela instituição de Gabriel, O Pensador em 2003 para dar aulas de grafite e desenho no projeto ``Pensando Junto``, quando seu trabalho foi divulgado pelo Programa Ação, de Serginho Groisman.
Em 2005, a convite, fez sua primeira exposição solo no Circo Voador, Lapa. No cenário do grafite carioca ,desceu a Rocinha para atingir o mundo, sendo propagado em outros países, como Canadá, Inglaterra, Angola e EUA. Único articulador cultural do graffiti e idealizador do Instituto Wark, tem no seu currículo a formação de mais de 100 alunos, que dentre eles tem esta arte como meio de vida e sustentabilidade. Artista de mão cheia, já teve seus trabalhos exportados para países como EUA, Canadá, Angola, Inglaterra, e, recentemente, para Austrália, onde está em exposição para um leilão no projeto do Restaurante Churras Brasil em Sidney.
Wark divide sua arte em fases, que começa no Imortalizar Expressões, onde o então presidente Lula recebeu pessoalmente uma obra de Wark, assim como o governador Sérgio Cabral e artistas consagrados como Gilberto Gil, Beth Carvalho, Nando Reis, Alcione, Leci Brandão, Pitty, Jorge Aragão, o Rappa, Charlie Brown JR e internacionais como Ja Rule e África Bambata.
Depois, veio a criação do personagem Bolinha Palhaço, que tem como marca a origem, o cotidiano e a personalidade das pessoas e que pode ser visto pelos muros do Rio de Janeiro, camisas e telas expostas na galeria Tom Capone, do Estúdio Toca do Bandido. Atualmente foi selecionado para participar da Cow Parade Rio de Janeiro 2011, para expressar sua arte com uma de suas fases que mostre o Cotidiano da favela - sua Vaquinha é chamada de Dona Rocinha.

Nenhum comentário: