Quem passou pela Avenida JK ou Rua Professor João Cândido percebeu que os muros do Cemitério São Pedro estão sendo pintados de branco, mas eles não vão ficar por muito tempo assim. Neste sábado (18) e domingo (19), cerca de 20 artistas do graffiti vão desenhar sobre as paredes e deixá-las com muitas cores e formas.
A superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), Luciana Viçoso, afirmou que há seis meses surgiu a ideia de fazer alguma coisas com os muros do cemitério e apareceu a oportunidade de trabalhar com as artes dos grafiteiros. "Os muros do cemitério central ficam muito vulneráveis à ação de vândalos. Nós preferimos preenchê-los com uma arte, que precisa ser tornar pública, como o graffiti", comentou.
Ela acredita que a maioria da população vai gostar do resultado final. Para viabilizar a vinda dos artistas, a Acesf, Secretaria Municipal de Cultura e alguns empresários londrinenses contribuíram, tanto com dinheiro, quanto com tinta e estadia em hotéis, por exemplo. Os grafiteiros são voluntários e não estão cobrando pelo trabalho.
Junior, artista de Londrina mais conhecido como "Carão", contou que virão grafiteiros de Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, Apucarana e Londrina. Alguns nomes são famosos no meio como Auma, artista de Curitiba que volta da Europa, depois de um tour mostrando sua arte e aprendendo mais, em lugares como Itália e Palestina. O encontro ainda vai ter a presença internacional de "Skorface", da Suíça.
"Nós estamos muito animados com a oportunidade. É uma arte de rua ligada ao hip hop e, normalmente, ninguém dá muito apoio para esse tipo de coisa", contou Carão.
A pintura dos muros do cemitério começa às 9h deste sábado (18h). Às 11h, será realizado o lançamento oficial do Encontro de Graffiti, com a presença do prefeito de Londrina, Barbosa Neto. Perto das 12h, serã realizados shows com B-boys, dançarinos de hip hop, e com o grupo Pira-Pura e WMc.
Segunda pintura
Em 2007, os muros do cemitério já haviam sido preenchidos por pinturas de estudantes da Universidade Estadual de Londrina e por grafiteiros. À época, o trabalho foi coordenado pelo artista plástico Cláudio Garcia, no projeto "Pintura mural e grafite em Londrina".
Nenhum comentário:
Postar um comentário