quarta-feira, 13 de abril de 2011


Spray Galeria é o novo endereço do graffiti na Vila Madalena

Exposição REMÉDIO®, com obras de Carlos Delfino, Ciro Cozzolino, Marta Oliveira, Rui Amaral e Zé Carratu, inaugura o espaço na Rua Delfina



O novo reduto de grafiteiros, a Spray Galeria, foi uma ideia do artista Rui Amaral e do colecionador José de Souza Queiroz para ampliar a visibilidade da obra de artistas procedentes da arte urbana no Brasil. Por isso na exposição inaugural REMÉDIO®, os cinco participantes são originários de coletivos, quatro dos quais do Tupinãodá - "Você é Tupi daqui ou Tupi de lá, Você é Tupiniquim ou Tupinãodá?" – verso que deu origem a este primeiro coletivo de rua, na década de 80, em São Paulo.
Marta Oliveira, Bom Dia, 2009, Acrílico sobre tela

Além de inaugurar o concreto virgem do túnel da Avenida Paulista – primeiro graffiti em São Paulo –, o coletivo realizou uma série de intervenções polêmicas e bem-humoradas. O grupo criou o Beco do Batman, na Vila Madalena, local que se tornou posteriormente referência para os grafiteiros da cidade. Painéis produzidos com giz, o que dava aos trabalhos um caráter essencialmente efêmero, eram também uma das marcas do Tupinãodá.    


 Ciro Cozzolino, Totem, 2011, esmalte spray e acrílica sobre tela

Os cinco artistas reunidos na mostra - Carlos Delfino, Ciro Cozzolino, Marta Oliveira, Rui Amaral e Zé Carratu - pertencem à geração 80 e acabaram construindo uma carreira polivalente no universo criativo, sem perder de vista a produção artística independente, ao participarem de exposições e terem seus trabalhos em acervos de museus e instituições.
Rui Amaral, O Alquimista, Spray e marcador sobre tela, 2010

Ciro Cozzolino, que foi companheiro de Leonilson, quando morou na Europa, e participou da emblemática mostra Como vai você, Geração 80?  mantém como atividade principal a pintura. Já Zé Carratu, um dos fundadores do Tupinãodá, é também prestigiado cenógrafo, assim como Marta Oliveira, a única da mostra advinda de outro coletivo, o Atelier Xarandu. Enquanto Carlos Delfino trocou os muros da cidade pela tridimensionalidade de infláveis gigantes, Rui Amaral continua na rua com o graffiti, desenvolvendo projetos sociais na periferia, além de conduzir sua produtora multimídia e agora a Spray Galeria. 

Serviço:
Período: 09 de abril 07 de maio de 2011
De terça a sábado das 11h às 20h – domingo das 14h às 20h
Entrada Gratuita
Rua Delfina, 112 – Vila Madalena – São Paulo - SP
Tel: 3034- 3879 / Tel: 2476-2404



Nenhum comentário: